quinta-feira, 30 de junho de 2011

Carro Zero será liberado da vistoria no ano seguinte ao emplacamento

A partir de 2012, carros zero quilômetro não precisarão mais ser submetidos à vistoria veicular no ano seguinte. Isto significa que um automóvel de passeio comprado e registrado em 2011, por exemplo, só será submetido a vistoria em 2013, sendo liberado do serviço em 2012. Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, a mudança deixará fora da vistoria cerca de 300 mil automóveis, que é o número de carros novos emplacados por ano no Rio, de acordo com Avelino.
A decisão foi tomada em conjunto entre o Detran, a Secretaria estadual de Ambiente do Rio, Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com objetivo de beneficiar veículos considerados como de uso não intensivo, ou seja, carros particulares com capacidade para, no máximo, cinco passageiros. Segundo entendimento técnico das quatro instituições, nos dois primeiros anos de uso, o desgaste de carros na situação descrita não compromete as condições mínimas de segurança e o nível de emissão de gases.
Os veículos liberados da vistoria, ao quitarem o IPVA de 2012 deixarão de pagar o Licenciamento Anual, hoje fixado em R$ 90,30. De acordo com Avelino, a entrega do novo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) se dará respeitando os prazos de final de placa, que serão previa e amplamente anunciados pelo Detran.
A medida não contempla os chamados veículos de uso intensivo como ônibus; microônibus; caminhões; veículos da categoria aluguel, sejam automóveis, caminhonetes; camionetas, motos ou utilitários; e veículos particulares com capacidade superior a cinco passageiros, entre os quais automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

minha neta criando kkkkkkkkkk